sexta-feira, janeiro 26, 2007

"A Joaninha


A Joaninha, logo que se levanta, lava-se, penteia-se,veste-se e calça-se.
Quando vai dar os bons-dias aos pais, quase sempre a mãe compõe-lhe um pouco melhor o laço da cabeça.Reza as suas orações, almoça e vai para a escola. Pobrezinha, mas muito lavada, vestido sem nódoas nem rasgões, é um encanto vê-la. De olhos pretos, pele morena e cabelos lisos.
À tarde, faz os trabalhos indicados pela sua professora e ajuda a mãe nas lidas caseiras. No arranjo da casa é desembaraçada e já consegue dar beleza às coisas. Na cozinha faz, quando é preciso, qualquer refeição de que todos gostam.
Depois da ceia, limpa o calçado, arruma na saca tudo o que no dia seguinte há-de levar para a escola, dá as boas-noites a todos e, depois de se encomendar a Deus, deita-se e adormece muito sossegadamente.
"


Isto é uma lição do livro da 3ª classe do tempo de Salazar.
Acham que está tudo bem nesta lição?
Não há nada de estranho?
Sabendo que esta lição está ser dada para crianças de 7/ 8 anos....Não é estranho que esta Joaninha não brinque????
"Pobrezinha, mas muito lavada, vestido sem nódoas nem rasgões"-Era isto que Salazar queria das pessoas....Que fossem pobres mas muito lavadinhas????
A mim parece-me que nesta lição Salazar está a tentar manipular as pessoas portuguesas logo na infância dizendo-lhes que o que interessa é que estejam lavadinhos, não faz mal serem pobres...
Agora depois de lerem esta lição digam-me....Acham normal Salazar estar nos "10 mais" Portugueses????

Nenhum comentário: